sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Os cegos, os coxos, o pobre são declarados felizes, não porque eles são coxos, cegos e pobres, mas porque Cristo vem para os pôr de pé, levantar, lhes dar a luz e os enriquecer. Os milagres serão então os sinais daquilo que Cristo traz. Não podemos separar as Bem-Aventurança do texto de Lucas 4,16-19. Uma Boa Nova é anunciada aos pobres (Lucas 7,18-23)

 

O QUE É SER SANTO? Para o livro dos Actos dos Apóstolos, a palavra “santo aplica-se a todos aqueles e aquelas que pertencem à comunidade dos crentes. Neste sentido também nós somos santos porque pertencemos ao povo de Deus. Porem só Deus é Santo, porque somente n´Ele se pode confiar, somente Ele é fiel, a rocha no qual me posso apoiar. Ele é a minha fortaleza, a minha salvação, como dizem os Salmos. Eu sou santo, porque participo na santidade de Deus e não por qualquer mérito da minha parte. Sede Santos como Deus é Santo. Muitas vezes, a palavra santo, se identificou com o ser-se perfeito, Não podemos deixar que se considere santo somente aquele que está adornado de virtudes morais, embora também as virtudes concorram para a santidade, mas no sentido bíblico, santo é aquele que Deus escolheu. Isto não significa que somente alguns são chamados por Deus, mas significa que a santidade de cada um é fruto duma “santificação” que tem a Deus por autor (O Concílio Vaticano II no Capítulo V da Constituição Lumen Gentium fala da Vocação Universal à Santidade na Igreja)

Os cegos, os coxos, o pobre são declarados felizes, não porque eles são coxos, cegos e pobres, mas porque Cristo vem para os pôr de pé, levantar, lhes dar a luz e os enriquecer. Os milagres serão então os sinais daquilo que Cristo traz. Não podemos separar as Bem-Aventurança do texto de Lucas 4,16-19. Uma Boa Nova é anunciada aos pobres (Lucas 7,18-23)

FELIZES… A felicidade das Bem-Aventuranças não é para o futuro, mas para agora. Porque é que a felicidade é para agora, para hoje? Porque nada daquilo que nos pode acontecer, inclusive, uma peste, uma calamidade natural, o enfraquecimento do nosso corpo, a perseguição e até mesmo, a própria morte, nada nos pode impedir de cumprir o nosso destino de homens e mulheres e de respondermos à vocação a que somos chamados, comportando-nos como verdadeiros filhos de Deus: “filhinhos, vós agora já sois filhos” (João). Mesmo diminuídos por circunstâncias externas ou internas, a doença, por exemplo, seremos homens e mulheres por completo e a nossa miséria inclusive pode ser revertida para nosso bem. É o que significa a Cruz. Jesus passou por ela para chegar Ressurreição. Só nos podemos diminuir se recusamos amar. Nada nem ninguém nem qualquer situação adversa, nos poderá separar do amor e de nos realizarmos à Imagem de Deus. Paulo dizia: ninguém me pode separar do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

SEMELHANÇA COM DEUS
Neste dia da festa de Todos os Santos, damos graças a Deus por todos aqueles e aquelas cuja vida impregnada pelo Evangelho é, ainda hoje, um sinal. Nós englobamos nesta acção de graças os santos, conhecidos e desconhecidos, membros da igreja ou simplesmente pertencentes à humanidade. É a grande festa da esperança porque homens e mulheres chegaram a brilhar como luz nas trevas e a humanidade pode depositar confiança neles. A vida fecunda dos santos anima ainda hoje a nossa humanidade. Mortos, mas vivos em Cristo ressuscitado, tornaram-se solidários de toda a humanidade, tornando-se corpo de Cristo, reino de Deus. Com que palavra podemos caracterizar a festa de hoje? Os nossos atingiram a semelhança com Deus e é esta palavra que melhor caracteriza este dia de Todos os Santos
Cada um à sua maneira e em seu tempo viveu o Evangelho e se deixou guiar pelo Espírito de Cristo. As suas vidas reais ou amplificadas nas biografias que se escrevem sobre eles, enfeitadas para edificar, são por vezes divertidas. Mas eles foram nas suas pessoas caracterizados sobretudo pela sua entrega a Cristo. Admiráveis!.. Mas são sempre imitáveis? Muitas vezes acreditamos que sim. Mas cada um de nós deve encontrar o seu próprio caminho de santidade. Se os santos nos comunicam uma mensagem não é para seguirmos na vida como eles, mas para que cada um de nós encontre o seu próprio caminho até à semelhança com Cristo. Não podemos reproduzir a sua maneira de fazer ou querer imitá-los no seu caminho concreto para Cristo mas deixar-nos estimular pelo seu entusiasmo por Cristo, porque no sentido forte da palavra não há outro santo senão Cristo.

P. José Augusto Alves de Sousa S.J.


Nenhum comentário: