domingo, 8 de março de 2015

III Domingo da Quaresma

“DESTRUÍ ESTE TEMPLO E EM TRÊS DIAS O LEVANTAREI ” 



O Templo de Jerusalém era a morada de Deus…
É certo que os judeus sabiam que não se pode encerrar Deus dentro de quatro muros. Deus sai fora das paredes do Templo! E a cólera de Jesus é a manifestação disso.
Em Jesus temos acesso ao Pai, Ele enche-nos com a sua Presença e, ao segui-l’O, tornamo-nos a Presença de Deus junto dos nossos irmãos. Estamos verdadeiramente conscientes disso?
O evangelho apresenta-nos hoje, a imagem do templo a ser purificado por Jesus. Com este gesto profético, Jesus está a revelar-Se como Messias e desafia-nos já, à contemplação do mistério da Sua paixão, morte e ressurreição.
Ao transformar a casa de Deus num mercado, os líderes judaicos tinham suprimido a presença de Deus…
Qual é hoje o verdadeiro culto que Deus espera? Certamente não são os ritos solenes e pomposos, mas vazios. Este gesto de Jesus, diz respeito a nossa relação com Deus, onde está, necessariamente envolvida a nossa relação com os outros. O culto que Deus aprecia é uma vida vivida na escuta das Suas propostas e traduzida em gestos concretos de doação, de entrega, de serviço simples e humilde aos irmãos.

Incomoda-te: É o convite para esta semana!

Por vezes não basta esforçarmo-nos por fazer aquilo que achamos certo ou é socialmente aceite. É preciso ir mais longe! É preciso, derrubar a  indiferença que tantas vezes nos leva a esquecer os outros.
Na sua mensagem para este Quaresma, também o Papa Francisco insiste fortemente neste ponto, apontando a “globalização da indiferença” como um dos principais problemas da nossa sociedade e relembrando-nos que, como cristãos, temos obrigação de combater esta tendência, através de uma comunhão (ainda) mais estreita com o nosso Deus e com os irmãos, especialmente os mais frágeis e os que mais sofrem. Por isso mesmo, expulsemos de nós os sentimentos que nos levam a acreditar que a vida se resume ao nosso conforto e aos nossos pequenos prazeres e dêmos antes lugar à responsabilidade e ao sentimento de missão.

Oração:
Senhor, nestes dias, ajuda-me a libertar o egoísmo que por vezes atordoa o meu pensamento, abre-me os olhos para ver todos aqueles que precisam e eu não vejo, para os que se consomem na dor e eu não escuto.
Permite-me que Te irradie a todos aqueles, que não te vêem e não te aceitam. Ajuda-me a ter forças neste mundo que se pinta de cinzento na hora de te anunciar. Que eu nunca tenha medo e vergonha de assumir a minha fé em Ti.
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Esta semana…

Domingo, 8  a partir das 17:30h - Tempo de oração

quarta, 11  à 15:30h  - Oração guiada

quinta, 12   às 21:30h - Oração guiada

sexta, 13  às 15:00h  - Via Sacra

domingo, 15   a partir das 17:30h - Tempo de oração


Nenhum comentário: